domingo, 1 de julho de 2012

100 anos de Jorge Amado

Neste centenário de Jorge Amado, quero fazer uma singela homenagem a esse genial escritor baiano lembrando uma obra dedicada ao público infantil: O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá: uma história de amor. Essa adorável narrativa, foi escrita em Paris, durante o exílio político de Jorge Amado, para comemorar o primeiro aniversário do filho João Jorge. Como adoro pássaros e felinos, logo me apaixonei pela história de “Malhado” e “Sinhá”. Vamos conhecê-la!

O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ

O mundo só vai prestar, para nele se viver, no dia em que a gente ver um gato maltês casar com uma alegre andorinha, saindo os dois a voar: o noivo e sua noivinha, Dom Gato e Dona Andorinha.”
(Ilustração de Carybé para o livro)

Esta é uma fábula  sobre o amor impossível de um gato solitário, bravo e mal-humorado por uma jovem, gentil e bela andorinha.
A narrativa se desenvolve ao longo de um ano e, apesar de a Andorinha estar prometida ao Rouxinol, incentiva o amor do Gato. No decorrer das quatro estações, acontecem juras de amor, o Gato escreve poemas, eles passeiam juntos, enquanto as outras personagens, com atitudes bem “humanas”, condenam o amor impossível dos apaixonados.
Jorge Amado nos deixa uma mensagem muito importante neste livro: o mundo só vai ser melhor quando as pessoas passarem a conviver em paz com as suas diferenças, sejam elas étnicas, sociais, políticas, religiosas.

Que tal conhecer mais esse romance impossível?  Mergulhe de cabeça nesta leitura!


Ficha técnica:
Título: O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
Autor: Jorge
Amado
Ilustrações: Carybé
Editora: Companhia das Letras
125
páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário