Deu a louca nos contos de fadas?

PROJETO DE LEITURA

Uma proposta para atividades de leitura e escrita em sala de aula

Ensino Fundamental

Já imaginou um pé de mamão mágico? Rapunzel de cabelos curtíssimos? A Bela Adormecida com uma terrível insônia? Um ganso de prata causando a maior confusão? Pois isso só podia acontecer mesmo no mundo da imaginação dos nossos pequenos autores desse projeto de leitura.
No primeiro semestre de 2011, essa atividade interdisciplinar possibilitou ainda mais a prática da leitura em sala de aula, aproximando meus queridos alunos de autores consagrados da literatura mundial, como Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen, Charles Perrault... Durante as aulas de Língua Portuguesa, os estudantes do 6o ano do Ensino Fundamental, na EEEMBA, fizeram releituras desses clássicos da literatura com criatividade e bom humor. Ao final do projeto,  com o apoio de todo o corpo pedagógico, os textos produzidos compuseram um livro publicado e lançado na Academia de Letras da Bahia. Foi uma tarde inesquecível!

Minha querida turminha do 6o ano, saudades!

Alguns textos sofreram pequenas correções visando à coerência narrativa. No mais, os contos foram formatados na íntegra, respeitando a linguagem da turminha.
Que tal mergulhar nesse universo e viajar nas histórias hilárias desses adoráveis escritores?


Primeira Parte



As aparências enganam...
Travessuras...
Encantos e mágicas...


João e Maria



Era uma vez dois irmãos chamados João e Maria. Eles eram muito abusados e gostavam de fugir de casa para passear na floresta.
Certo dia, no meio da madrugada, eles resolveram ir para a floresta. Começaram a andar até que perceberam que estavam perdidos.
Os irmãos ficaram desesperados por não encontrarem o caminho de casa, nem água, nem comida. Após caminharem mais alguns metros, encontraram uma árvore e ficaram embaixo dela o resto da madrugada.
No dia seguinte, eles continuaram a andar até que encontraram uma casa. Resolveram entrar e foram recebidos por uma mulher chamada Super Nanny. Ela explicou que era a diretora e que aquele lugar era uma creche. Super Nanny deu comida e água para João e para Maria, depois perguntou como eles foram parar lá e onde estavam seus pais.
Após as crianças terem contado tudo o que havia acontecido, a diretora deu uma bronca neles, pediu a eles que prometessem que não fariam isso novamente e ensinou-lhes o caminho de casa.
No dia seguinte, eles voltaram para casa. Seus pais estavam bastante aflitos, pois haviam procurado por eles enlouquecidos. As crianças pediram desculpas e disseram que não iriam mais sair escondidos de casa.
A partir daquele dia, João e Maria nunca mais desobedeceram a seus pais e a família viveu feliz para sempre.
                                                  (Bruno Santos )




João e o pé de mamão


Era uma vez, um menino chamado João, que vivia feliz com sua tia Ana numa casa pobre, mas viviam felizes. Eles cuidavam de muitos animais que tinham e do campo cheio de flores.
Certo dia, a tia dele ficou muito doente e eles não tinham dinheiro pra ir ao hospital, por isso João tentou vender o galo que tinham, o mais bonito que existia na cidade de Salvador.
Quando João levou o galo para vender, várias pessoas quiseram comprar o animal, mas ele encontrou uma menina com o pai e ele ficou encantado com a beleza dela. João então perguntou:
-Quer comprar este galo?
- Sim - respondeu o pai da menina. - Em recompensa, ofereço-lhe este pé de mamão mágico.
Parecia um bom negócio e João estava tão distraído com o encanto da menina que nem pensou no dinheiro. Aceitou a proposta e foi para casa muito feliz.
Em casa tia Ana disse:
- Cadê o dinheiro?
- Só trouxe o pé de mamão mágico! - respondeu alegre João.
Tia Ana ficou tão chateada que pegou o pé de mamão mágico e jogou-o pela janela, caindo no chão do quintal. No outro dia, quando ia saindo de casa, João se deparou com um pé gigante de mamão. Ficou tão entusiasmado que disse:
- Esse pé é mesmo mágico!
João começou a subir para ver se tinha mamão lá em cima. Chegando ao topo da árvore, ficou surpreso com o que estava vendo: era um hospital maravilhoso para atender as pessoas que não têm condições financeiras. Era tudo mágico, um lugar lindo, organizado, com vários médicos para cuidar das pessoas doentes.
- O mais importante - disse João - é que eu e minha tia passamos a ser donos do hospital, já que tinha trocado o galo pelo pé de mamão!
João desceu correndo para contar a novidade a sua tia, chegando lá embaixo, ele disse:
- Tia, vem comigo, nós somos donos de um hospital! Sabe aquele pé de mamão mágico que a senhora jogou no quintal? Virou um hospital!
Quando João e sua chegaram lá em cima, os médicos foram logo atender. Lá havia de tudo e sua tia foi logo operada. Após uma semana, tia Ana estava recuperada e ficaram ajudando. Todas as pessoas que não tinham condições de pagar um médico podiam ser atendidas neste Hospital mágico.
E viveram felizes para sempre.

(Gustavo Cerqueira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário